Audiência de vítima de racismo será nesta sexta

15-02-2012 13:10

    Igualdade Racial mobiliza para audiência preliminar do professor vítima de racismo, nesta sexta-feira, às 14h30 

    A gestora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo, informa que será nesta sexta-feira (10), às 14h0, a audiência preliminar sobre o caso do professor Valdecido Pereira da Silva. A audiência acontecerá, no fórum de Londrina, na Duque de Caxias, 689.

    Maria de Fátima está convidando os representantes dos movimentos que combatem o racismo e o preconceito para estarem presentes, em frente ao prédio do Fórum de Londrina, local da audiência. “As vítimas de racismo e preconceito se fragilizam perante os atos. Precisamos de mobilização para dar força e segurança a elas”, explicou.

    Valdecido disse que o apoio da gestão municipal está sendo importante para o direcionamento do caso. “Estou seguro e com forças para lutar”, relatou o professor. 

    O caso

    No dia 28 de dezembro, do ano passado, o professor de História do Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) e mestrando pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Valdecido Pereira da Silva, foi acusado pelo policial civil, Paulo Valério Kwiatkowski, de tentar roubar sua senha bancária.

    O professor afirmou que o policial agrediu-o verbalmente, com palavras que remetem ao crime de racismo. No momento da discussão, Valdecido agrediu fisicamente o policial e foi levado preso até o 1º Distrito Policial, onde o policial registrou Termo Circunstanciado de Infração Penal.

    Amigos da vítima contataram o órgão municipal para denunciar o caso. Depois de ouvir o relato do professor, o órgão encaminhou o documento para a Procuradoria Jurídica Municipal, para o Ministério Público, para a Defensoria Pública da União, para a OAB e o CDH, que estão prestando assessoria jurídica à vítima.

    O Ministério Público determinou à Corregedoria da Polícia a instauração de inquérito policial e esta audiência, que acontece na sexta-feira.     O caso está sendo acompanhado também pela secretaria municipal de Assistência Social, no atendimento psicológico ao professor.

    O Fórum Intergovernamental de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fipir) decidiu enviar um ouvidor à audiência para acompanhar o caso. 

    A gestora ainda lembra que denúncia de racismo ou preconceito pode ser feita por qualquer pessoa ao órgão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da prefeitura, pelos telefones 3372-4274 ou 3372-4000.


 

 

 

Contatos

Focolondrina

focolondrina@hotmail.com

Av: Do Sol nº.541 Jd do Sol - Londrina-PR

(43) 9 9971 9554

Procurar no site

Notícias

03-05-2016 17:01

MUITO MAIS QUE LUTAR PELA PREVENÇÃO É NÃO MEDIR ESFORÇOS CONTRA A IMPUNIDADE

28/12/2015        No início de 2013, o Vice Presidente da FECAMPAR Celso Melchiades, soube através da imprensa sobre as mortes ocorridas no incêndio da Boate Kiss na cidade de Santa Maria, onde 242 jovens inocentes perderam suas vidas tragicamente, se colocando no lugar...

noticia

Esta seção está vazia.

 

 
 

 

 
 
 
 

 

 
 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 
 

 

 
 

 

 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

  

© 2010 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode